Aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Certificação Digital é discutido entre as ACs e o ITI

Em um cenário de pleno desenvolvimento digital do país, o setor de emissão de certificados digitais no modelo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil se destaca com o crescimento de 33% das emissões no acumulado do ano, ante o mesmo período de 2018. A notícia foi comemorada pelo setor no segundo encontro de Autoridades Certificadoras – ACs da ICP-Brasil, que aconteceu nesta terça-feira, 14 de maio, em Brasília.

Nos primeiros quatro meses de 2019, foram emitidos 1.713.767 certificados digitais pela infraestrutura, que tem o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI como Autoridade Certificadora Raiz. No acumulado deste mesmo período no ano passado o número foi de 1.282.989.

Tornar o certificado digital ICP-Brasil uma tecnologia cada vez mais popular é um dos principais objetivos do ITI, tanto que para atender a esse futuro próximo estão sendo discutidas alterações
para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Certificação Digital, de forma a tornar o acesso ao certificado digital mais prático e menos oneroso para população.

O fortalecimento de critérios de segurança necessários para operação da ICP-Brasil e das assinaturas digitais também esteve na pauta do encontro de ACs, realizado de forma inédita pela gestão do diretor-presidente, Marcelo Buz. A pauta também será debatida na reunião do Comitê Gestor, prevista para o fim deste mês.

Participaram da reunião representantes da Camara e-NET; AC CEF; AC CNDL; AC Defesa; AC Digital SGN ACP; AC Imprensa Oficial; AC Instituto Fenacon; AC RFB; AC Online; AC Soluti; ANCD, ABRID; PRODEMGE; Ancert; DOCCloud; AARB; Online; Certsign; Sincor; Serasa ACP; Safeweb; Valid; BR. Ainda estiveram presentes representantes da Presidência da República, Serpro, OAB; CNC; Febraban.

Fonte: ITI

O post Aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Certificação Digital é discutido entre as ACs e o ITI apareceu primeiro em AARB.

Powered by WPeMatico